A mocinha das oito não quer ser chata

03/10/1993 17:37

Após três tentativas frustradas, a produção da próxima novela das 20h30m da Rede Globo, "Fera ferida", finalmente conseguiu achar um rosto para Linda Inês. A mocinha será disputada por Raimundo Flamel (Edson Celulari) e Guilherme Bentes (Rubens Caribé) na trama de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, com estréia prevista para 8 de novembro.

A atriz Giulia Gam, assinou o contrato há uma semana e conseguiu fazer da mocinha Linda Inês uma personagem mais ativa e entra em acordo para, a partir de janeiro, conciliar as gravações da novela com um projeto teatral.

Giulia recusou o primeiro convite da direção pela mesma razão que levou as outras duas cogitadas a dizer não: oito meses à disposição de uma novela é muito tempo. Cláudia Abreu não quis sacrificar suas férias e Letícia Sabatella preferiu cuidar da filha Clara e dos preparativos para a montagem de "Tristão e Isolda" com o marido Ângelo Antônio. No caso de Giulia, como ficaria sua peça com Beth Coelho?

Passaram-se 15 dias, Malu Mader também não aceitou e Giulia voltou a ser procurada. Não resistiu à proposta. Afinal, até linha da personagem foi modificada.

- Eu disse que seria mais interessante fazer a crítica social do que a mocinha. Ela era muito bucólica e romântica. Deram uma revisada nos capítulos e no primeiro ela já aparece matando uma onça diverte-se Giulia.

Embora preocupada com a peça - a atriz gosta de se dedicar inteiramente a um trabalho - Giulia também ficou animada com o espaço aberto para suas sugestões. E conta com a habilidade dos autores em deslocar o enfoque da trama para os personagens periféricos - segundo Giulia, tipos bem mais populares e calcados em elaborados trabalhos de composição. Apesar de ser a protagonista, ela não terá de "carregar a novela nas costas".

A atriz prefere fugir à interpretação de papéis que se aproximem da sua cara. Mas Giulia foi arrebatada. E leva o desafio de tornar a mocinha tão interessante quanto os outros personagens, sem perder o melhor da festa.

- É mais difícil fazer o papel dela, porque o leque de possibilidades é menor -  afirma Giulia.

Linda Inês é filha do prefeito Demóstenes (José Wilker). Tem os pés no chão, uma certa masculinidade e pensa em montar uma fábrica de tecidos para ajudar no progresso da cidade.

Fonte: O Globo