A 'NOVELA' DAS ESTRELAS

09/10/1993 17:41

Papel principal assusta Giulia Gam

Já não há mais estrelas como antigamente. Ou será que a TV perdeu aquele glamour do tempo em que as atrizes disputavam o papel principal de uma novela da Vênus Platinada na hora em que um diretor começava a escalar um elenco? Há pouco tempo aconteceu exatamente o inverso: Giulia Gam, Cláudia Abreu, Malu Mader e Letícia Sabatella recusaram o convite para viver Linda Inês, a heroína de Fera Ferida, próxima novela das oito, de Aguinaldo Silva. Mas, vencida pelo cansaço, Giulia Gam resolveu assinar o contrato.

Enquanto o autor perdia o sono ao se ver na obrigação de escrever o 20º capitulo da novela sem sequer ter noção de como seria o rosto de sua protagonista, os diretores prosseguiam numa maratona incansável para fisgar a beldade que deveria ser a próxima musa da telinha. Finalmente, 15 dias após ter recusado o convite para viver Linda, Giulia Gam voltou atrás diante da gentil insistência de Paulo Ubiratan e Denis Carvalho. "Agora não tem mais jeito", responde a atriz, ao mesmo tempo insegura e esperançosa. "Eu sempre sofro muito para decidir fazer uma novela. E um compromisso, sem segurança de nada, com um público de 150 milhões de pessoas. Eu sabia que o Aguinaldo havia pensado em mim para o papel, mas o que aconteceu foi que no mesmo dia em que a Globo me chamou eu recebi a resposta do Banco do Brasil se comprometendo com um projeto de teatro com o qual eu sonhava há anos. "Imaginei que se eu perdesse essa novela uma outra oportunidade iria surgir. A não ser que eles me pressionassem e dissessem: 'Agora chega Giulia!' Mas eu não sofri pressão alguma. Apenas vi que o tempo ia passando, ninguém aceitava a personagem e comecei a considerar pelo lado supersticioso, que aquele papel tinha mesmo que ser meu", lembra a atriz. Segundo ela, quando os dois diretores telefonaram pela segunda vez para insistir no convite eles chegaram a "ficar sem-graça porque não queriam prolongar a minha agonia, mas que só pensavam em mim para viver a Linda. Além disso me prometeram montar um esquema de gravação que facilitasse os ensaios da peça, pois como há muitos núcleos a serem explorados na história, a minha personagem não precisará carregar a novela nas costas", afirma.

A preocupação de Giulia Gam com o chamado "desgaste" que os atores sofrem na televisão é antiga, tanto que fez poucas novelas: Mandala e Que rei sou eu?, além de muitos especiais, como a minissérie Primo Basílio e outros. "O chato em novelas é a coisa burocrática. Só espero que este seja um projeto especial, com uma equipe movida por alguma grande paixão. Só assim a gente consegue suportar os oito meses", admite a atriz que teve medo de enfrentar a pressão pela audiência depois do sucesso de Renascer. "Fiquei imaginando que em uma novela com Juca de Oliveira, José Wilker, Lima Duarte e tantos atores e personagens fortes, o papel da mocinha correria o risco de ser o da grande chata. E eu morro de medo dessa história porque ando mais interessada no humor, no trabalho com o Guel Arraes, por exemplo". Antes de saber da decisão final de Giulia, o autor Aguinaldo Silva é quem estava soltando faíscas: "Essa espera pela escalação do elenco é muito angustiante, porque você não tem como imaginar a personagem. Nunca tive que mudar capítulos por causa disso, mas é terrível. O engraçado é que antigamente não era assim, muito pelo contrário. Mas foi graças à própria TV que os atores ficaram populares a ponto de se tornarem independentes fazendo teatro. A TV faz um bem enorme não só aos atores mas a outros segmentos também". Mas o importante é que na novela da escalação a mocinha escolhida acabou sendo a que ele queria: "Desde o início pensei em Giulia e no Edson Celulari para o casal principal. Ela pode ficar descansada porque eu não pretendo fazer a heroína tradicional. A Linda Inês é a personagem menos sonhadora da cidade, ela tem os pés no chão. Enquanto todos os outros ficam esperando alguma coisa acontecer, sonhando com o impossível, ela bota prá quebrar". garante.

AS BOAS RAZÕES DE CADA ATRIZ

Cada uma por um motivo diferente, mas todas com propósitos bem definidos, várias atrizes acabaram por descartar mais um "campeão de audiência". Cláudia Abreu foi a primeira a recusar o papel de Linda Inês, pois preferiu "evitar vínculos" com a emissora. Malu Mader idem, pois vinha de uma maratona no vídeo que incluiu O dono do mundo, Anos rebeldes e O mapa da mina. Já Letícia Sabatella considera-se inexperiente para assumir alguns papéis. "Eu comecei a fazer TV interrompendo um processo no teatro e havia me prometido retomar isto quando pintou a minissérie Agosto, um trabalho interessante demais e que me permitia dividir meu tempo com minha filha. Por enquanto eu prefiro continuar afastada das novelas porque preciso cuidar da minha família, e quando ' está numa novela não se faz mais nada", desabafa a atriz. Enquanto umas "jogam fora" oportunidades, outras questionam a razão da Globo teimar em insistir sempre nos mesmos nomes. Maria Padilha acha que há um impasse nessa história toda. "Enquanto a TV não consegue nenhuma estrela para fazer uma novela do Aguinaldo baseada em Lima Barreto, por outro lado os produtores de teatro têm outra dificuldade: encontrar no Rio atores de teatro da minha geração que consigam sustentar papéis que exijam certa versatilidade." A atriz acha que a crise é fruto do modismo pregado pela TV, que por si só constrói e derruba seus ídolos. "Esse é um pais onde você se torna in e out sem saber nem porquê. Andam até dizendo por aí que a Fernanda Montenegro é out. Dá para acreditar?"

 

Autor/Repórter: Mônica Soares

Jornal/Revista: Jornal do Brasil

Arquivo Pessoal: Edson William