Em vez de escritor, série inspira vídeo

20/07/1989 23:29

Antes mesmo de ser impressa, a série “Quem Conta um Conto” já inspirou uma outra obra. Mas se a idéia da coleção é fazer com que o aluno pegue gosto pela literatura, numa tentativa de concorrer  com a TV e o cinema, como diz Samir Meserani, este filhote não deixa de ser um tanto irônico. Ao invés de achar o sexto escritor, como propõe a série, acabou encontrando dois “videomakers”.

Nas mãos de Hugo Prata, 24, e Adriano Goldman, 23, o conto de Mario Prata “O Zé Reinaldo Continua Nadando?”, escrito para o segundo volume da coleção, já virou um vídeo de curta-metragem com elenco digno de uma novela da Globo. Giulia Gam está no papel da “Suzana (‘com z’)”, personagem elaborada pelo coordenador de “Quem Conta um Conto” como o ponto de partida do segundo conto dos cinco escritores.

Gianfrancesco Guarnieri faz o papel dele mesmo, assim como Mario Prata. O elenco conta ainda com Sérgio Mamberti e Chiquinho Brandão, entre outros.

A idéia do vídeo surgiu quando Hugo Prata foi pedir um roteiro de vídeo para seu primo, Mário. Este estava acabando sua segunda estória para “Quem Conta um Conto” e se ofereceu para adaptá-la.

No vídeo, Mario Prata diz não ter tempo de escrever um conto a partir da ficha técnica da “Suzana (‘com z’), e consegue convencer Guarnieri a assumir a tarefa. Guarnieri acaba sendo dominado pela personagem. Ele não a criou e portanto não consegue controlá-la. O resultado é cômico.

Goldman e Prata fizeram o vídeo com a intenção de colocá-lo no 7º Festival Fotóptica Vídeo Brasil, que abre dia 26 de setembro em São Paulo. O elenco e a equipe de produção cederam seu trabalho gratuitamente.

“Eu conhecia Giulia e Sérgio, e Mario conhecia Guarnieri”, diz Hugo. “Eles gostaram do roteiro e acabaram fazendo por amizade”. Prata e Goldman investiram NCz$ 4.000,00 “dos próprios bolsos” para financiar todos os custos de produção e edição do vídeo.

Fonte: Folha de São Paulo