Gente nova na novela das 8 (Mandala)

11/10/1987 19:00

Depois de quatro anos de teatro a jovem Giulia Gam estreia na TV

Normalmente, não existe função mais efêmera do que a dos atores que, nas novelas, têm a ingrata missão de representar o personagem principal quando jovem. O personagem está destinado a crescer e a sua versão jovem a sumir da tela para, se tiver sorte, ser ressuscitado apenas em alguns poucos flashbacks no decorrer da história. No entanto, a atriz Giulia Gam, que amanhã faz sua estreia em Mandala, de Dias Gomes, não se mostra nem um pouco desestimulada pelo fato de a sua participação estar limitada aos 15 primeiros capítulos da novela. Nessa história que transpõe o mito de Édipo para o Brasil contemporâneo, Giulia será Jocasta (personagem interpretada por Vera Fischer) aos 18 anos de idade.

Há dois meses ela tem o seu tempo completamente tomado pelas gravações e, como uma novata em matéria de novela, só tem estranhado a velocidade do trabalho na TV. “Assusta-me um pouco esse ritmo industrial”, explica Giulia, com aflição de quem já cruzou diversas vezes nos corredores com Vera Fischer, sem ter sequer tempo para conversar sobre a elaboração do personagem comum às duas, Jocasta. Toda esta pressa choca um pouco quem se habituou a trabalhar durante três anos sob a diração do exigente diretor teatral Antunes Filho. Com o seu grupo, Giulia participou da montagem de Macunaíma, Toda Nudez Será Castigada, Álbum de Família e Romeu e Julieta, viajando para a Austrália, Estados Unidos e Europa. Depois, vieram as participações nos filmes O País dos Tenentes e Besame Mucho, além de um convite de Fernanda Montenegro para integrar o elenco de Fedra, em São Paulo. Um currículo mais do que respeitável para uma atriz que pisou no palco pela primeira vez aos 16 anos.

O nome italiano, Giulia, foi uma homenagem dos pais à Itália pelo fato de a filha ter nascido na cidade de Perugia. O sobrenome Gam veio do avô dinamarquês. Paulista, 20 anos, Giulia já tinha sido sondada pela Globo em cinco ocasiões diferentes para participar de novelas, antes de aceitar o convite para integrar o elenco de Mandala. Ela acredita que sua hesitação em participar de uma novela era resultado de uma visão que parte do meio teatral tem da TV. Certo dia, durante a montagem de Romeu e Julieta, o diretor Antunes Filho, prevendo seu sucesso e até um futuro convite pela Globo, cobrou dela de maneira grandiloquente: “O que você quer da vida, arte ou dinheiro?” Giulia, no entanto, está decidida. “É importante para um ator experimentar e conhecer algo tão forte quanto a televisão no Brasil.”

Fonte: Jornal do Brasil

Arquivo Pessoal: Nuno Bragança

Para ver o jornal, clique aqui!