Giulia Gam seduz bom moço - Lucíola

09/05/1993 23:30

Lucíola, de José de Alencar, é o primeiro Caso Especial

Para quem andava com saudade, os casos especiais estão de volta à Globo. Vão ao ar uma terça-feira por mês, às 21h30, sempre baseados num clássico da literatura brasileira. Lucíola, de José de Alencar, inaugura a nova temporada na próxima Terça Nobre. Giulia Gam e Maurício Mattar protagonizam o romance adaptado por Geraldo Carneiro e dirigido por Roberto Talma. Cláudio Corrêa e Castro, Ewerton de Castro, Marcelo Picci e Helena Ranaldi, entre outros, completam o elenco. Estão programados para os próximos meses O Mambembe, de Artur Azevedo, O Duelo, de Guimarães Rosa e O Alienista, de Machado de Assis.

Lucíola conta a história de amor entre Paulo (Maurício Mattar), um rapaz de família, do Interior, e Lúcia (Giulia Gam) uma contraditória e linda cortesã, que ora se mostra um anjo, ora um demônio. Paulo também é bonito e irresistível o suficiente para fazer a moça tirar a máscara e se entregar aos encantos da paixão. Apesar das dificuldades que encontra pela vida, Lúcia é frágil, sonhadora e romântica. O que mais quer é ser correspondida no amor.

Geraldo Carneiro usou uma linguagem atual em sua adaptação, mas procurou se manter fiel à atmosfera da época. “Se eu criar baseado numa fidelidade irrestrita, nós não vamos acreditar no que está sendo contado. O que eu fiz foi tornar uma relação de amor de 1855 viva, curiosa e interessante para hoje”, explica Geraldo Carneiro.

Para recriar a atmosfera, a produção não economizou recursos. Os pomposos salões da monarquia servem de cenário para o romance que foi considerado escandaloso para os rígidos padrões daquela época.

Grande parte das cenas foi gravada em prédios tombados pelo patrimônio histórico, no Rio. O hotel onde Paulo mora, por exemplo, foi montado no Museu do Solar do Jambeiro, em Niterói. Lá também foram feitas as cenas em que Paulo e Cunha (Leonardo Brício) exercitam a esgrima. A casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, aparece como a mansão de uma amiga de Paulo. No Jardim Botânico, foi montada a chácara de Sá (Ewerton de Castro), onde Lúcia e Paulo fazem amor pela primeira vez. Artur Moreira Lima e Olívia Byngton participam de um sarau gravado na casa do cônsul português, em Botafogo.

Fonte: Estado de São Paulo

Arquivo: Nuno Bragança