Giulia Gam volta à TV amanhã na adaptação do romance 'Lucíola'

10/05/1993 19:56

A atriz Giulia Gam volta a televisão amanhã como protagonista do especial “Lucíola”, primeiro programa do “Terça Nobre Especial” da TV Globo, viverá o papel da cortesã Lucia, personagem central do romance “Lucíola” de José de Alencar.

 “Lucíola” é uma adaptação de Geraldo Carneiro dirigida por Roberto Talma. O diretor da TV Globo estará à frente dos outros programas da “Terça Nobre Especial”, a serem exibidos uma vez por mês – sempre com adaptações da literatura brasileira.

Giulia Gam vive o papel de Lucia, uma cortesã que, apesar da boa índole e gestos nobres, desperta comentários maldosos da sociedade imperial. A trama do episódio gira em torno da história do ardente caso de amor de Lucia com o rapaz de família Paulo (Maurício Mattar), vivido em meio às pompas e mesuras dos salões da Monarquia, em 1855.

Paulo é um rapaz provinciano e ingênuo, não se importando com os comentários maldosos sobre sua amada. Atraente e charmoso, Paulo faz com que a apaixonada Lucia largue a vida mundana.

Geraldo Carneiro disse ter se preocupado, em sua adaptação, em marcar com nitidez as oscilações de Lucia – que ora se mostra um anjo, ora parece um demônio. Carneiro afirmou que não alterou a “Lucíola” de Alencar, embora em sua adaptação não há palavras retiradas do livro.

“Para ser fiel  ao autor e conservar a vitalidade e a eficácia do livro, criei uma atmosfera correspondente com outra linguagem”, diz. “O que fiz foi tornar uma relação de amor de 1855 viva, curiosa e interessante para hoje.”

As cenas de amor de Lucia e Paulo servem também para contar um pouco da história do Rio antigo, pois foram utilizadas locações externas em prédios históricos da cidade e arredores.

O pianista Arthur Moreira Lima e a cantora Olívia Byngton têm participação especial, em sequência gravada na mansão do Consulado de Portugal, em Botafogo (zona sul). A residência de uma das amigas do Paulo foi montada na Casa da Marquesa de Santos em São Cristóvão (zona central).

Fonte: Folha de São Paulo