Um banho de teatro - Arte do Artista

24/10/2012 01:04

Giulia Gam fala sobre a história da arte

Giulia Gam conversa com Aderbal Freire-Filho sobre os segredos da arte de representar

Esta semana, o Arte do Artista compara a banheira instalada no cenário do programa com a Fonte — o famoso mictório de cabeça para baixo do francês Marcel Duchamp — investigando o possível parentesco do artista que revolucionou o conceito de arte no século vinte com o pintor Geléia da Rocinha.

O programa mostra o trabalho mais recente de Geléia, de extraordinária nobreza. Assim como os artistas de épocas passadas dedicavam suas obras a nobres mecenas, ele dedicou uma série de quadros ao Barão de Drummond.

“A gente apresentou essas 25 telas, cada uma delas representando um bicho do Jogo do Bicho. Mas uma coisa alusiva aos bichos, muito lá longe. A intenção era apenas mostrar a coisa colorida, lúdica. A intenção lá do Barão de Drummond, que inventou o jogo, de divertir as pessoas”, explica o pintor, que também revela a Aderbal o quanto Nelson Rodrigues tem a ver com a origem do seu apelido.

A banheira, mote do episódio desta semana, ganha vida graças a Giulia Gam, excelente atriz do teatro e da televisão brasileiros. Giulia relembra o espetáculo que fez com Wagner Moura, fala da loucura dos atores, de segredos da arte de representar e de outros ritos da sociedade, quando todos se transformam em atrizes e atores.

“O artista é aquele que, entre dois pontos, sempre vai procurar a curva mais longínqua para chegar. Ele não vai nunca pela reta. No teatro, a gente acaba estendendo muito as nossas emoções, porque a gente tem sempre que falar sobre as paixões humanas. Então, o que seria uma vida de 10 volts acaba virando de 1000 volts”, diz a atriz, que apresenta, no final do programa, "A Arte do Artista..." José Celso Martinez Corrêa, mito e gênio do teatro nacional.

O programa está previsto para ir ao ar no dia 30/10, às 23h.

Fonte: http://bit.ly/QUERQC