Ação busca maior engajamento social

22/04/2014 22:55

(clique na imagem para assistir o vídeo)

Movimento Uma Gota no Oceano lança campanha em defesa de indígenas

Hoje, às 19h, acontecerá o lançamento nacional da campanha Tamuaté-Aki, iniciativa do movimento Uma Gota no Oceano, criado por um grupo de profissionais de comunicação, artistas e personalidades, com apoio das principais instituições ligadas à defesa do meio ambiente e direitos humanos: SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Anistia Internacional, Instituto Socioambiental, entre outras. A campanha parte de um vídeo motivacional, de três minutos de duração, já considerado provocador e divertido, a ser lançado às 19h de hoje no site do movimento: www.umagotanooceano.org. A intenção é a de que o clipe ganhe a rede mundial de computadores e incentive as pessoas a se engajarem na causa.

"Queremos despertar no cidadão comum o interesse pelas coisas que realmente importam. A ideia é abrir os olhos da população brasileira. Os índios são muito mal vistos, há um olhar deturpado sobre eles. É preciso entender o que está em jogo’’, diz uma das idealizadoras do movimento, a jornalista Paula Fernandes. Ela explica que o movimento Uma Gota no Oceano é uma espécie de ampliação da primeira experiência do grupo obtida há dois anos com o movimento anterior, denominado Gota D’água, conhecido por fomentar discussões sobre a implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará. "O vídeo não responde nada, ele motiva as pessoas a acessarem o site do movimento e encontrar as respostas sobre as questões indígenas na fala de profissionais gabaritados no tema’’, observa a jornalista. "Posso afirmar que o nosso trabalho é de curadoria na medida em que faremos daqui pra frente uma seleção das causas que, de fato, importam para os brasileiros; dos profissionais que atuam nas causas sociais e ambientais, com seriedade, e podem interagir com as pessoas e, principalmente, da forma sobre como as pessoas terão acesso aos textos e às discussões em nosso site’’, acrescenta Paula Fernandes. .

Participam da campanha Tamuaté-Aki, artistas como Dira Paes, Wagner Moura, Giulia Gam, Marcos Palmeira, Cláudia Ohana, Maria Paula, Letícia Sabatella, entre outros. O ator Wagner Moura, por exemplo, frisa no vídeo o seguinte: "Vamos ajudar os índios do Brasil a defender seus direitos garantidos na Constituição’’. O filme tem direção do carioca Marcos Prado, que já produziu documentários como "Os carvoeiros" (1999), inspirado em seu livro homônimo e dirigido por Nigel Noble, e "Ônibus 174" (2002), de José Padilha e Felipe Lacerda. A nova produção também terá a participação de Mariana Ximenes, Letícia Persiles, Guilhermina Guinle, Alexia Dechamps, Ângelo Antonio, Thaila Ayala, Anna Lima, Claudia Ohana, Toni Garrido, Carla Daniel, Marina Rigueira, Fernando Alves Pinto, Cacau Protásio, Jorge Pontual, Charles Gavin, Letícia Sabatella, Marcelo Bonfá e o surfista Pedro Scooby.

Na prática, a partir de agora o Uma Gota no Oceano atuará na internet com uma plataforma de informação, conscientização e engajamento. "Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Apoiamos soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum’’, diz a coordenadora Paula Fernandes. Na plataforma a campanha terá um hot site com especialistas respondendo as principais questões em torno da causa indígena.


Fonte: https://goo.gl/Oj7mHh