Festival Internacional de Cinema do Rio

07/10/2011 04:14

A atriz Giulia Gam apresentando a cerimônia no Odeon

Na noite de quinta-feira, dia 6 de outubro, foi realizada a cerimônia de abertura do Festival Internacional de Cinema do Rio, no Cine Odeon, na Cinelândia, Zona Central da Cidade. A mestre de cerimônias da noite foi à atriz Giulia Gam, acompanhada das organizadoras do festival Hilda Santiago e Valquíria Barbosa e da atriz espanhola, Marisa Paredes, musa dos filmes de Almodóvar.
 
De acordo com a curadora do festival, Ilda Santiago, a meta em 2011 é atingir 300 mil espectadores. "Aumentamos o circuito. São mais de 45 lugares de exibição, alguns exibidos gratuitamente em comunidades carentes", informou Hilda.
 
Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após passar apressado pela imprensa, não posar para fotos e ser vaiado, subiu ao palco e fez um rápido discurso. "Ano que vem teremos o orçamento de pouco mais de R$20 milhões para o cinema. Queremos cada vez mais apoiar esta indústria. A prefeitura se esforça para entender e mostrar que o cinema tem uma fundamental importância. Para nós, cariocas, é uma honra muito grande receber esse evento aqui. Sejam todos muito bem-vindos", disse Paes. 
 
Diversos artistas foram prestigiar a cerimônia, entre eles Antônio Pitanga, Caetano Veloso, Dira Paes, Natália Dill, entre outros. Muitos diretores e produtores de cinema também estiveram por lá, entre eles, Walter Salles, Lima Barreto e o ator/diretor Marcos Paulo.
 
O filme que abriu o festival foi  “A pele que habito”, de Pedro Almodóvar, com o ator Antônio Banderas. Após a sessão, os convidados foram para o Museu da Quinta da Boa Vista, que recebeu iluminação especial, para a festa de boas vindas. 
 
Vários famosos também marcaram presença na festa, entre eles: Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Grazi Massafera, Taís Araújo, Ildi Silva, entre outros.
 
O Festival do Rio 2011, que começou oficialmente nesta quinta-feira, dia  6, para o público vai até o dia 18 de outubro. Nesta edição, diretores consagrados terão seus filmes exibidos, como o longa de abertura, “A pele que habito”, de Pedro Almodóvar; Inquietos, de Gus Van Sant; George Harrison - Living in a material world, de Martin Scorsese; Dark horse, de Todd Solondz; Separação (filme vencedor do Urso de Berlim 2011), de Asghar Farhadi; 4:44 Last day on earth, de Abel Ferrara; We need to talk about Kevin, de Lynne Ramsay; A árvore do amor (Under the hawthorn tree), de Zhang Yimou; Et maintenant on va ou? (vencedor de Toronto 2011), da libanesa Nadine Labaki, entre outros.