Lux faz campanha cinco-estrelas

20/04/1997 21:58

Preferidas das consumidoras protagonizam a propaganda do sabonete, que vai ao ar amanhã

A produção penou, mas conseguiu fazer um comercial cinco-estrelas. Na nova campanha do sabonete Lux, que estréia amanhã, Helena Ranaldi, Giulia Gam, Lavínia Vlasak, Camila Pitanga e Cláudia Ohana desfilam como as mais novas divas do produto – que desde 1929 usa atrizes em sua publicidade.

A dor de cabeça da produção foi realizar a cena final, em que as cinco estrelas são aclamadas por 150 figurantes. A filmagem se arrastou por uma madrugada no pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, São Paulo. “Foi uma loucura conciliar a agenda delas”, explica Celso Forster, vice-presidente de atendimento da J. Walter Thompson, agência que criou a campanha. Cláudia Ohana, por exemplo, atua no Rio na peça O Carteiro e o Poeta. “Alugamos um jato só para trazê-la”, diz Forster. As fotos de Giulia Gam tiveram de ser feitas em Salvador, onde a atriz faz o papel principal da minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Pesquisa – As cinco atrizes foram escolhidas no ano passado por uma pesquisa com mais de 100 consumidoras, que definiram suas estrelas preferidas numa lista com 30 nomes. “Fiquei surpresa em ser eleita, mas também muito feliz”, diz Cláudia Ohana. Talvez estimuladas pelo cachê (cuja divulgação do valor é proibida, por contrato) as atrizes não poupam elogios. “É o tipo de trabalho que a gente sempre quer fazer”, diz Camila Pitanga, que estudava inglês em Londres quando acertou sua participação.

Desde o dia 5, as emissoras vinham exibindo chamadas da campanha. Sem anunciar o produto, um locutor chamava as atrizes pelo primeiro nome. “É interessante: a campanha se aproxima do que a gente é”, diz Lavínia Vlasak, que aproveitou o lançamento para apresentar à Thompson o projeto de curta-metragem que pretende rodar. Grávida de quatro meses, Helena Ranaldi deu uma pausa em suas férias. “Ficamos à vontade: eles tratam a gente como estrela mesmo”, diz. Cada atriz passou, em dias diferentes, pela prova de maquiagem, de roupa e por mais três dias de filmagem. Ao todo, foram 400 horas – o que inclui a tradicional cena da banheira. Para decepção de alguns, as estrelas vestiam uma sutiã da cor da pele.

Tradição – Desde 1929, estrelas como Michelle Pffeifer, Cláudia Cardinalle, Brigitte Bardot, Jane Fonda e Sophia Loren anunciaram o sabonete. Sem levar em consideração uma propaganda com Regina Duarte (ficou pouco tempo no ar, no começo da década de 60), as primeiras campanhas do sabonete com estrelas nacionais foram produzidas em 1986, com Vera Fischer e Bia Seidl.

Em 88, o cenário e a história das propagandas passaram a se adequar a vida das atrizes. O comercial de Sônia Braga, por exemplo, foi feito numa limusine em Nova York. A mesma idéia foi usada com Malu Mader, Maitê Proença e Débora Bloch – em propagandas que foram vendidas para 24 países.

Dezoito atrizes brasileiras já atuaram nas campanhas do sabonete. Mas a propaganda de mais sucesso no exterior foi a que teve Betty Lago sendo filmada em um helicóptero. As imagens já foram veiculadas na Polônia, Indonésia, Tailândia, Argentina e República Checa, com a substituição de Betty por atrizes locais. Só no Dubai a propaganda foi exibida na íntegra.

Fonte: Estado de São Paulo

Arquivo: Nuno Bragança