Truques de maquiagem e lentes de contato fazem Giulia Gam ficar a cara de Vera Fischer

19/02/1987 23:24

Fora da tevê, a Jocasta jovem é bem diferente da atriz que interpreta o mesmo personagem quando adulta: tem olhos e cabelos castanhos!

Até agora, o que mais tem chamado atenção em Mandala é a semelhança de Giulia Gam e Vera Fischer – as duas Jocastas da novela. Uma é a cara da outra, guardadas as devidas proporções determinadas pelo tempo. E olha que não são parentes nem de longe. Elas seque se conheciam antes das gravações.

O mais surpreendente, contudo, é que na vida real, assim, pessoalmente, elas não têm nada a ver uma com a outra. Giulia, 20 anos, atriz paulista, é bem diferente do que parece na tevê. Mas uma produção cuidadosa a transformou numa Vera Fischer adolescente.

Sob a orientação de Eric Rzepecki, a maquiadora global Maria Ventura transformou a garota numa réplica perfeita da ex-Miss Brasil. A primeira providência foi mudar o desenho arqueado das sobrancelhas da atriz, que ficaram mais retinhas. Em seguida, tanto as sobrancelhas como os seus cabelos castanhos-escuros foram pintados de louro-dourado. Além disso, uma maquiagem suave, muito blush rosa para salientar sua juventude e uma pintura especial no nariz para afilá-lo: base escura nos cantos e clara na parte de cima. O toque final e essencial foram as lentes de contato azuis por cima de seus olhos – Além disso – explica Maria Ventura - , Giulia usa uma maquiagem corretiva para tirar as olheiras, espinhas ou pontos escuros que aparecem na pele devido ao cansaço.

E bota cansaço nisso. Giulia Gam pisa  pela primeira vez num estúdio de gravação de novelas e desde o primeiro dia se confessou apavorada com o ritmo de trabalho.

- São mais de 20 cenas por dia! – exclamou assustada.

Acostumada a brilhar nos palcos e telas de cinema, só agora, depois de cinco convites da Globo para fazer novela, La Gam resolveu enfrentar o batente. E o début foi glorioso. Logo nas cenas iniciais em que aparece – vai pintar na tela da Globo por quinze dias, o tempo que dura a lembrança do passado de Jocasta – choveram elogios por todos os lados: está aí uma grande estrela, suspiraram até mesmo os críticos mais rígidos. Mas Giulia não se deslumbrou com o repentino sucesso popular. Afinal, desde que pintou num palco, em 1984, como atriz estreante na peça Romeu e Julieta de Shakespeare, dirigida por Antunes Filho, ela vem recebendo generosos aplausos e badalações pelo seu talento.

Até Romeu e Julieta – evidentemente ela brilhava como Julieta -, Giulia vivia como qualquer outra menina de 16 anos. Nascida na Itália, filha de dinamarqueses, ela só pensava nas aulas do curso de segundo grau, em estudar flauta transversal e – quem sabe? – um dia se tornar uma campeã de esgrima. Certa vez, porém, apareceu no SESC, de São Paulo, onde Antunes Filho, consagrado diretor de teatro e “pai” do grupo Macunaíma, ensaiava uma peça. Fez um teste para Julieta e passou, cheia de decisão.

- Antes de começar no teatro eu queria fazer Medicina, Veterinária, um monte de coisas – disse ela na época. – Participava  de competições de esgrima, na equipe juvenil. Ainda não sei como vai ser...

Hoje, depois de integrar o elenco de Macunaíma, Toda a Nudez Será Castigada, Álbum de Família, Romeu e Julieta e Fedra, ao lado da magnífica Fernanda Montenegro, e de participar dos filmes O País dos Tenentes e Besame Mucho, Giulia se rendeu à tevê.

- Eu fazia parte daqueles artistas que vêem a televisão como uma máquina de estragar o ator. O próprio Antunes Filho me instigava. Perguntava para mim se eu queria ser atriz ou apenas ganhar dinheiro. Mas agora sei que para um ator é importante experimentar e conhecer algo tão forte quanto a tevê no Brasil.

Conhecida pelos paulistas por um comercial da Telesp (Telecomunicações de São Paulo) e por propagandas da Joalheria H.Stern, Giulia vê, enfim, sua fama explodir nos quatro cantos do país, via horário nobre da poderosa Rede Globo. Interpretando Vera Fischer jovem, ela mostra apenas um pouco do seu talento promissor e que terá ainda muito maior destaque. Mesmo assim, ela se contenta em “parecer” com Vera Fischer, o que, aliás, lhe dá um tremendo orgulho.

- Se sou parecida com Vera? Nossa, que maravilha! Vera Fischer é lindíssima! – finaliza doce e jovial.

Fonte: Revista Contigo! (Retirada do site Memória da TV: memoriadatv.blogspot.com)

Para ver a revista clique aqui!