Um Nelson Rodrigues já testado em Berlim

09/05/1984 16:23

Se o diretor Antunes Filho já está entusiasmado com a possibilidade de trazer de volta à cena nacional o teatro de repertório, esta animação cresce ainda mais com a estréia hoje às 21h no Teatro Anchieta, de “Nelson 2 Rodrigues”. É verdade que a peça, com o nome de “O Eterno Retorno”, já foi apresentada há exatos 3 anos, mas esta é uma versão nova, reformulada, aprofundada. O elenco foi modificado; das quatro peças que compunham o espetáculo, ficaram só duas e até a ênfase foi um tanto alterada. Enfim, é mesmo uma estréia.

Antunes tem afirmado que a expectativa faz com que, já há vários dias, venha perdendo o sono, mas garante que esste é o seu mais pleno trabalho e também o que mais o satisfaz do atual repertório – que tem ainda “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e “Macunaíma”, uma adaptação do romance de Mario de Andrade. E lembra que “Nelson 2 Rodrigues”, foi “testada”, durante a fase preparatória, em Londres e Berlim, onde alcançou êxito maior que o do próprio “Macunaíma” (há seis anos encantando platéias alemãs, francesas e até australianas).

Nesta nova versão, o diretor preferiu concentrar-se em dois textos de Nelson Rodrigues, que ele considera o maior autor dramático do País: “Álbum de Família” e “Toda Nudez Será Castigada”. Eliminando “Os Sete Gatinhos” e “Beijo no Asfalto”, levadas em “O Eterno Retorno”. Dos quase 30 atores que formavam o Grupo Macunaíma em 81, apenas quatro permanecem no elenco. A iluminação, perfeita no primeiro espetáculo, não é mais de Sandro Polloni, mas de Davi de Brito Alves. E os figurinos (que eram impressionantes, diáfanos, alvíssimos e também negros) continuam sendo de Irineu Chamiso, mas agora com a colaboração do Grupo Macunaíma.

Para quem já viu Giulia Gam interpretando Julieta, agora ela é Glória, uma criança provocante. O “herói da nossa gente”, Marcos de Oliveira, virou Jonas, ultraconservador. A ama de Julieta, a atriz Marlene Fortuna, é Geni de “Toda Nudez”. Mas isto só até domingo. Porque depois virá mais uma semana de “Romeu e Julieta”, seguida de outra semana de “Macunaíma”, que devolverá o palco a “Nelson 2 Rodrigues” daqui a três semanas. É o teatro de repertório.

Fonte: Folha de São Paulo